quarta-feira, novembro 25, 2009

Can you dig it?



Uma comédia de grande qualidade. A ideia é simplesmente genial. Basicamente neste trabalho do realizador Scott Sanders, temos uma sátira às séries e filmes do final dos anos 70 enquadrados num movimento conhecido como Blaxploitation, termo este que define trabalhos realizados onde os protagonistas eram maioritariamente negros, sendo que o trabalho era destinado a este público. Exemplos deste movimento são programas/filmes como Shaft e Foxy Brown.
Michael Jai White além de protagonizar este filme, é uma das mentes responsáveis pelo argumento e guião, e tenho a dizer que tanto em termos de representação como de ideias para o projecto, está de parabéns! De facto Black Dynamite apresenta uma imagem vintage demonstrando muito bem (e de forma hilariante) a época vivida durante os anos 70 e a sua produção televisiva/cinematográfica. O filme estreou no Sundance Festival 09 e foi alvo de excelentes criticas. Pudera... um filme como este garante um serão muito divertido com um exagero de gargalhadas e uma evocação de memórias muito engraçadas (para quem conhece o género). É que temos tudo!! A banda sonora dominada por aquele funk tão típico fazendo lembrar malhas do Curtis Mayfield e Barry White, o guarda-roupa é fantástico, os diálogos são hilariantes (recorrem a frases e expressões como Can you dig it? /  Sucka e rimam por tudo e por nada - vocês tão a ver a cena...), as cenas de acção hand-to-hand e tiroteios estão todas bem retratadas e não vamos esquecer as perseguições. Temos perseguições a pé e de carro do mais "alto calibre". Atenção para o facto quando digo que estão bem representadas, estou a contextualizar aos objectivos do filme no sentido em que a intenção do realizador é demonstrar todos estes aspectos da forma como era feito na altura mas assumindo que estão ali para satirizar e não tornar nenhuma cena credível. O elenco é composto (como é óbvio) na sua maioria por actores negros, sendo muitos deles celebridades americanas (comediantes, cantores e atletas).
Diverti-me bastante e recomendo a todos os amantes de comédia que arranjem este filme mal possam. Estejam atentos a pequenos detalhes que podem ser significativos no despertar do riso e já que estamos numa de dar conselhos, vejam acompanhados! É sucesso garantido!


Nenhum comentário: