Monday, July 12, 2010

Machete (2010) - brevemente...


Meu caros...

Lembram-se de Grindhouse (2007)? Tributo prestado por Quentin Tarantino e Robert Rodriguez às salas de cinemas exclusivas para visualização dos B-Movies/Exploitation movies (algo que já não existe nos dias de hoje)?
Este tributo, feito por uma das parcerias mais talentosas de Hollywood, consiste em dois filmes integrados no "pacote Grindhouse", sendo eles: Deathproof (Tarantino) e Planet Terror (Rodriguez).

Com todas as características (visíveis até nos pequenos detalhes) foi preparada uma homenagem ao cinema de "segunda categoria", que começa logo com os previews. Antes de o filme começar podemos ver fake previews (ou trailers se quiserem) feitos especialmente para integrar este conceito. Com ilustres convidados  por detrás da câmara ou enquanto actores, acredito que as pessoas tenham ficado impressionadas com o bom humor praticado e com a aquela sensação quase nostálgica evocada entre alguns de nós que podemos sentir um certo reconhecimento da matéria. (vejam os outros trailers aqui [1] [2] [3])



Entre esses trailers destaca-se claramente (na minha opinião e não só... acho que se tornou um consenso quase comum) o filme Machete. Com Danny Trejo enquanto protagonista e Jeff Fahey num papel antagónico, posso afirmar que depois de visualizado o curto excerto de apresentação, ficamos imediatamente convencidos que de facto existe ali potencial para a execução do argumento base na construção de um filme.
Robert Rodriguez, a mente por detrás de Machete, disse em entrevista que embora fosse algo para ser tomado de animo leve (pois foi por piada/diversão que o fez), a verdade é que já tinha considerado há alguns anos levar para a frente este projecto, tendo deixado a promessa que um dia seria dada a "luz verde" para a longa-metragem.

Rodriguez wrote Machete in 1993 as a full feature for Danny Trejo. "I had cast him in Desperado and I remember thinking, 'Wow, this guy should have his own series of Mexican exploitation movies like Charles Bronson or like Jean-Claude Van Damme.' So I wrote him this idea of a federale from Mexico who gets hired to do hatchet jobs in the U.S. I had heard sometimes FBI  or DEA have a really tough job that they don't want to get their own agents killed on, they'll hire an agent from Mexico to come do the job for $25,000. I thought, 'That's Machete. He would come and do a really dangerous job for a lot of money to him but for everyone else over here it's peanuts.' But I never got around to making it." It was later announced that the trailer will be made as a feature film.

Pois bem! Pode-se dizer que o prometido é devido... e eis que depois de algum tempo foi anunciado que o projecto (Machete) iria para a frente! Mais tarde o cast eleito foi sendo revelado aos poucos... e agora... temos o trailer oficial para o filme que vai sair ainda este ano !

Fiquem com o preview feito especialmente para o projecto Grindhouse, seguido do actual trailer para o filme a sair em Setembro de 2010...





(reparem que o trailer tem todos os elementos... os clichés, a violência, até mesmo no jogo cromático e na voz do preview guy - entre outros - de um filme da época)

2 comments:

Alessandra Ramos said...

Estou anciosa também pelo filme do projeto Grindhouse que não veio aos cinemas brasileiros e se enconmtrava no limbo. Death Proof do grande Taranta!

Duarte Mendonça said...

Não é mau... mas é daqueles que deixa a desejar quando tomas em conta todo o percurso do Tarantino!