sexta-feira, dezembro 03, 2010

Unstoppable (2010)



Belíssimo "filme pipoca"! Um blockbuster de final de ano com o selo de qualidade Tony Scott (algo que para muitos podem nem valer de nada, depois do recente fracasso - segundo os "entendidos" - que foi The Taking of Pelham 123)!

Eu que até há pouco tempo não estava nada entusiasmado com o filme (o trailer pareceu deixar muito a desejar), dei por mim a mudar subitamente de opinião quando comecei a ler algumas das criticas... 
Foi o consenso geral do site RottenTomatoes que me convenceu ao dizer que este era talvez o melhor filme de T.Scott em anos! 

Ora, acho isto talvez um pouco descabido... a não ser que se estejam apenas a referir à parte técnica, porque de facto este filme está impecavelmente bem executado, no entanto, em termos "gerais" continuo a achar Man On Fire (2004) um trabalho mais "à frente" - isto para não falar dos mais antigos como The Last Boy Scout  (1991) ou True Romance (1993)! Seja como for, as boas criticas fazem-lhe jus! 

Unstoppable (2010), que é baseado numa história verídica, consegue fazer proveito de um argumento "banal" (não é que haja muito de banal num comboio descontrolado... mas é um pouco como ver uma peça mediática no telejornal e decidir transforma-la num filme) acrescentando-lhe (em doses certas) algum "exagero" de forma a tornar a acção mais interessante! Eu pelo menos assim achei... Nunca deixei de estar entretido e mesmo já sabendo o desfecho do filme, envolvi-me com a narrativa e as suas personagens de uma forma bastante intensa... mérito de Scott mas também da dupla Denzel Washington e Chris Pine que nos arrastam para os seus dramas pessoais inseridos num ambiente onde o terror do "comboio à solta" é o que define o ritmo (acelerado) do filme.

Seguem-se algumas criticas que na minha opinião resumem (in a nutshell) o último trabalho do veterano Tony Scott...

Scott shoots and edits Unstoppable with roller-coaster momentum and an eye (and ear) on that roaring tonnage of steel. 

(Stephen Rea - Philadelphia Inquirer)

"Unstoppable" is as good as its name. A runaway train drama that never slows down, it fashions familiarity into a virtue and shows why old-school professionalism never goes out of style.  

(Kenneth Turan - Los Angeles Times)

Given the linear, one-track nature of the plot, Scott and Bomback prove surprisingly effective at delivering a well-rounded experience, going out of their way to fill in the personalities of their two leads. 

(Peter Debruge - Variety)

The movie is as relentless as the train, slowly gathering momentum before a relentless final hour of continuous suspense. In terms of sheer craftsmanship, this is a superb film. 
 

(Roger Ebert - Chicago Sun-Times)

Nenhum comentário: