Tuesday, November 09, 2010

Moral no Futebol

 (dado a um erro crasso da minha parte, por estar mal informado, fiz uma rectificação no texto que se segue)

Dois dias passaram desde o massacre no Dragão, onde vi o Benfica levar cinco do seu eterno rival, o Futebol Clube do Porto.
Esse jogo gerou bastante desconforto no seio Benfiquista, que viu as suas fragilidades serem expostas, levando muitos a reconhecer o poderio do primeiro classificado.

Naturalmente, este tipo de resultado (ainda para mais frente à equipa que foi) acarta com algumas consequências... Uma delas é termos os sportinguistas todos "à perna", com comentários depreciativos em busca de denegrir a imagem do nosso clube bem como o nosso ego.

É para esses "anti-benfiquistas" que vai este post.



Não percebo de todo a vossa moral! Do ano passado para cá vimos três equipa técnicas diferentes (P.Bento/C.Carvalhal/P.Sérgio) na esperança de "abanar" o plantel, apenas para chegarmos à conclusão que não é o treinador que vai fazer milagres com aquela equipa! Derrota atrás de derrota, empate atrás de empate, o Sporting Clube de Portugal tem demonstrado sérias dificuldades em manter um nível positivo, seja na gestão do clube ou do seu departamento "futebolístico". Até as modalidades parecem se ressentir desta fase negativa que os Lagartos atravessam (digo eu, sem ter feito a devida pesquisa). O pior é que afigura-se algo mais que uma "fase", levando alguns inclusive a fazer comparações com uma equipa histórica da Premier League, que outrora um grande, hoje é um clube do "meio da tabela". Falo do Liverpool, que como todos sabemos, está a praticar talvez a sua pior época de sempre. Seja como for, mesmo o Liverpool apresenta determinadas condições que estão fora do alcance do Sporting, nomeadamente a "Marca". O clube da cidade dos Beatles vale milhões, enquanto que o Sporting não consegue ter fontes de rendimento elevadas além da venda dos excelentes jogadores que a sua academia produz, algo que infelizmente para eles, não é suficiente para manter um nivel equilibrado. Ainda para mais, essa necessidade de vender as suas "jóias", não lhes permite construir uma equipa competitiva com talento jovem, sendo portanto obrigados a "conformarem-se" com mediocridade. Logo aqui o cenário a médio/longo prazo é tenebroso... mas mesmo assim não seria o mesmo se não pudessem apontar o dedo ao Benfica, quase como querendo desviar as atenções da sua própria condição miserável. 

Mas falemos mais de resultados...
Muito gostaram eles da nossa derrota frente ao FCP... mas esquecem-se que ainda há pouco tempo foram goleados por uma equipa belga sem argumentos. Mas verdade seja dita... cada jogo tem a sua história! Episódios destes sucedem-se a todas as equipas de futebol no mundo, sem excepção, contudo, com o Sporting parece haver uma maior regularidade no que toca estes "feitos desportivos". Ainda ontem assistimos a uma derrota épica, onde após estarem a vencer o Vitória de Guimarães por 2-0, acabam por perder 3-2, tendo este resultado remetido a equipa Leonina para o sexto lugar da tabela classificativa! SEXTO! E estamos perto de Dezembro!!

O Benfica pode ter sido "encavado" pelo FCP, vencedor inquestionável do clássico e neste momento a equipa mais forte do campeonato... mas o Sporting mesmo quando ganha é a vergonha da nossa liga, pelo fraco futebol que pratica e pelos resultados que cada vez mais parecem assentar naquilo que deveriam ser as nossas expectativas desse clube! Aliás, podem todos constatar isso pela forma como os adeptos perdem interesse na sua própria equipa, e como os rivais já nem se dão ao trabalho de sequer comentar (quanto mais tentar gozar... seria demasiado fácil!)

Em suma, falta-vos muita moral e até vou mais longe dizendo que prescindem do vosso direito em espezinhar o adversário quando são uma "anedota" quase equiparada ao estado em que o nosso País se encontra! E até me submeto à resposta mais óbvia a esta insinuação que é algo semelhante a "vocês também não podem falar muito", juntamente com memórias de um ou mesmo vários episódios do passado. Digo-vos que provavelmente nessas alturas manteria a minha boca calada se a situação assim o justifica-se! Aconselho-vos a fazer o mesmo!

Para concluir, quero relembrar esses "anti-benfiquistas" que não é por acaso que somos o clube com mais títulos na história do futebol Português... não é por acaso que somos um dos nomes mais respeitados na Europa (ou melhor, no MUNDO) e não é para efeitos decorativos que carregamos o "escudo" na manga esquerda da nossa camisola!



SOMOS OS CAMPEÕES EM TÍTULO MEUS AMIGOS!
NÃO SE ESQUEÇAM DISSO!

No comments: