sábado, novembro 13, 2010

The Social Network (2010)


Um dos melhores filmes que tive o prazer de ver este ano, The Social Network (2010), baseado na obra The Accidental Billionaires de Ben Mezrich, conta a história da fundação da rede social Facebook, incidindo sobre uma série de personagens influentes na sua criação, expansão e nos seus eventuais (vá, chamemos-lhes assim) "problemas jurídicos".

Realizado por David Fincher, com argumento escrito por Aaron Sorkin (merece grande reconhecimento), o filme foca principalmente sob Mark Zuckerberg, a "mente por detrás" do FB. A colocação das aspas não acontece por acaso visto que pode ser considerado discutível o facto da ideia ser da sua autoria ou não. Não estou a constatar a minha opinião... até porque esta ainda está em conflito consigo mesmo! Parece-me uma disputa muito ao estilo de Steve Job vs Bill Gates... mas enfim... já me estou a desviar do filme.

Jesse Einsenberg (um dos grandes talentos emergentes de Hollywood) assume as despesas da casa representando Zuckerberg, enquanto Andrew Garfield (o nosso novo Peter Parker) e Justin Timberlake desempenham Eduardo Saverin (Facebook Co-Founder & CFO) e Sean Parker respectivamente.

Talvez um pouco exagerado, como muitos dos seus protagonistas na vida real o dizem, The Social Network oferece uma visão mais glamorous (e até sensual) do dia-a-dia universitário. Conjugando isso com diálogos fantásticos e uma interpretação de luxo por parte de Einsenberg, a história, que sem ver o filme aparenta ter contornos relativamente interessantes, torna-se numa obra de duas horas incríveis de se ver!

É impressionante todo o desenlace da criação do Facebook pela forma como se tornou num negócio milionário assente na traição, ganância mas também na genialidade e muito trabalho/dedicação.
Ahhh... Entretanto, por entre as descobertas que fiz, foi com alguma surpresa que vi Sean Parker, criador do Napster (um dos programas que mais marcou a sociedade contemporânea e a minha juventude por tabela!) ser uma peça influente no FB.

Sério candidato a uma série de nomeações para Oscar, The Social Network é um filme a não perder!

Nenhum comentário: