domingo, maio 16, 2010

Black Sessions


Ontem enquanto fazia a minha habitual "vistoria" aos álbuns que tenho em casa para ouvir, decidi por a tocar Clap Your Hands and Say Yeah. Logo na primeira faixa estranhei o surgimento de uma voz-off francesa que tomou conta do primeiro meio-minuto, tendo eu percebido que era provavelmente um locutor de rádio a apresentar a banda. Dei seguimento e realizei que cd era basicamente a reprodução de um concerto ao vivo, onde essa voz-off intervinha sempre no inicio de cada música. Pelo barulho proveniente da audiência também pude concluir que se tratava de um ambiente mais intimista, ou seja, provavelmente um grupo pequeno e selectivo. 


 Depois de ouvido esse grande concerto dos Clap Your Hands and Say Yeah, grupo este que adoro e que mais uma vez me surpreendeu, desta com uma actuação ao vivo notória, pesquisei o nome que vinha atribuído ao cd: Black Sessions.

Black Sessions "não é nada mais" do que uma rubrica de rádio de origem francesa, iniciada por um senhor chamado Bernard Lenoir (francês para preto, daí Black Sessions). Estas sessões consistem num concerto dado no estúdio de rádio para uma plateia de (give or take) 200 pessoas. A emissora chama-se France Inter e o programa no qual passam estes eventos, passiveis de ser contemplados na internet, é conhecido como C'est Lenoir Show.

O Sr. Lenoir é reconhecido por ser uma das pessoas mais influentes na divulgação de novos artistas ingleses/americanos/franceses ajudando estes a se imporem no cenário musical maioritariamente indie. Inicialmente principiantes desconhecidos, muitos dos grupos acabam por se tornar referências musicais do seu género.

Seguem alguns exemplos de bandas que foram convidadas a tocar nesta french broadcast que conta com um reportório capaz de meter inveja aos nossos grandes festivais de música:

Bloc Party, Au Revoir Simone, Radiohead, Arcade Fire, Andrew Bird, Arctic Monkeys, Beirut, Belle & Sebastian, The Cure, Los Campesinos !, Cat Power, dEUS, Devendra Banhart, Dinasoour Jr., Editors, Feist, Franz Ferdinand, The Fratellis, The Eels, The National, The Shins, Nick Cave, Smashing Pumpkins, The Sundays, Placebo, Guillemots, Hot Ship, Interpol, Jeff Buckley, Joseph Arthur, Nada Surf, Patrick Watson, REM, Suede, Snow Patrol, Two Gallants, The Verve, The XX, Yo La Tengo... 

... e acreditem... isto é só para citar alguns!





Nenhum comentário: