Thursday, March 18, 2010

Stars


Assim se chama este grupo indie proveniente do Canadá... Stars ! E assenta que nem uma luva, pois de facto são umas "estrelas" do cenário musical. Não só pelo grupo mas também por outro projecto que têm à margem... a participação numa super-banda chamada Broken Social Scene, composta por variadíssimos músicos das mais diversas bandas indie. 

Chegaram-me aos ouvidos através da banda-sonora da série The O.C (para ser mais especifico a 5º compilação) onde "habitava" o tema Your Ex-Lover is Dead. Imediatamente se instalou no meu telemovel, leitor de mp3, carro... you name it! É uma daquelas músicas que ouvia e voltava a repetir até memorizar a letra. É uma malha fantástica, completa em todos os sentidos. Para começar temos a banda em perfeita sintonia tanto em termos vocais e instrumentais, oferecendo uma dimensão fantástica que vai crescendo à medida que a música evolui (quando entram os instrumentos de corda é delicioso e o verso final  - a partir do minuto 2.57 é maravilhoso - com a guitarra num tom crescente, pausa sucinta na letra e depois... a "explosão" com uma harmonia instrumental). Além de ser uma composição eloquente, com uma história narrativa onde facilmente criamos laços, tem um feeling pop/comercial mas de uma forma alternativa!
(Nada de coerente no que acabei de dizer... é dificil juntar comercial e alternativo na mesma equação mas é a sensação que me dá!)

O videoclip é claramente inspirado num dos meus filmes favoritos... Eternal Sunshine of The Spotless Mind (2004) do realizador Michel Gondry. Isso torna-se patente nas cenas filmadas na neve, com o gelo a servir de cenário, o seguimento de um casal, os membros da banda deitados no chão (como é ilustrado na própria capa do filme),  no guarda-roupa e até a letra conta uma história que encaixa bem no "perfil" da acção passada na longa-metragem que conta com Jim Carrey e Kate Winslet como protagonistas.
Garanto-vos (principalmente às raparigas, pessoal com crises de relações e os loving indie fans) que esta música vai-vos ficar na cabeça, desde que a concedam alguma atenção... Deixem o multi-tasking... e  apenas... ouçam !

No comments: