Thursday, October 14, 2010

Back to The Future - 25 Anos





Inquestionavelmente (na minha opinião) um dos melhores filmes de todos os tempos (pelo estatuto que aufere, pela criatividade, influencia cinematográfica e capacidade de permanecer um trabalho de culto "actual depois de tantos anos, entre outras virtudes), Back to The Future celebra o seu vigésimo quinto aniversário em grande estilo. Produzido por Steven Spielberg e realizado por Robert Zemeckis, BTTF permanece como um dos grandes milestones da história do cinema.

Nos Scream Awards deste ano, é prestada uma homenagem com a reprodução do teaser (inspirado no de então da época), desta com o envelhecido Michael J. Fox, actor carismático que protagonizou o papel principal de Marty McFly. 


Vocês não imaginam a alegria que é para mim ver este ícone do cinema/tv no ecrã, seja enquanto angariador de fundos para as suas causas (alguns de vocês devem saber que M.J Fox abandonou a sua carreira enquanto actor por ter a doença de Parkinson), seja para fazer um cameo num filme ou aparecer num anuncio...
Recordem este belíssimo actor, revendo alguns dos seus trabalhos... vão ao YouTube ver anúncios e entrevistas e deixem-se cativar por um actor que a meu ver será sempre recordado como uma figura intemporal...



Imagino o que seria caso tivesse permanecido no activo...

Vejam aqui o site onde apanhei o artigo juntamente com os teasers (o original e o de homenagem)

3 comments:

João Silveira said...

E ainda há este pormenor: http://senzapagare.blogspot.com/2010/10/estamos-ficar-velhos-e-o-que-e.html

André said...

João não tenho a certeza, mas já tinha visto essa imagem e ouvi dizer que era fake, que no filme a data é um pouco mais para a frente, mas agora só confirmando no filme claro.

Back to the Future não é de todo para mim "um dos melhores filmes de todos os tempos" (parece-me exagerada a afirmação, desculpa Duarte, é a minha opinião :p e respeito a tua sabendo sempre que o que é bom para uns e para outros é sempre relativo...) mas sem dúvida alguma que é um clássico e é um filme de visualização obrigatória, claro... :)

Ainda no campo da ficção científica, também prefiro mais o Mark Hamill do que o MJ Fox (apesar de ambos me marcarem, claramente). Se for possível a comparação entre os dois... também o primeiro podia ter tido uma carreira cinematográfica "melhor" do que a que teve, mas por razões diferentes das de MJ Fox, claro.

Um abraço!

Duarte Mendonça said...

Eu acho que as carreiras dos dois não são comparáveis. O Fox ganhou desde cedo a atenção da critica e audiência pelos papeis que fez tanto em televisão como no cinema, tendo tido uma carreira que prometia muito. Nem tudo era "a nata do cinema" mas todos adoravam-o ver no ecra. Tal foi a variedade que fez, que não foi dificil para ele se dissassociar do McFly, enquanto o Hamill nunca conseguiu largar a imagem do Skywalker. Mais rápido comparava o Elijah Wood ao Mark Hamill que ao Fox. A cena é que o Elijah sabia bem os riscos que tomava quando fez o Senhor dos Aneis, e por isso mesmo optou por "atacar" diferentes projectos. Os filmes também não são comparáveis (Back to The Future vs Star Wars) porque são muito diferentes, embora claro, sejam ambos clássicos! Compreendo que aches exagerada a minha opinião, mas eu defendo o filme sem sequer ter que pensar muito nos meus argumentos. Desde a equipa responsável (produção realização argumento), passando pelo elenco... pelo facto de ainda hoje permanecer uma cena intemporal, altamente criativa e original... que originou uma trilogia de sucesso. Não sei... para mim vale o simples facto de eu ficar totalmente "arrepiado" quando dá o filme. Lembro-me de ser um puto e ver BTTF inúmeras vezes em Beta e VHS.. e o engraçado é que hoje sou um homem (pelo menos assim gosto de pensar) mas sinto-me igual à mesma criança que via os filmes nos meios considerados arcaicos.