sábado, outubro 23, 2010

Brooklyn's Finest (2010) | The Other Guys (2010)



Mais dois filmes que vi recentemente, e que para bem ou para mal, gostaria de partilhar com vocês a minha opinião.

Relativamente ao primeiro, Brooklyn's Finest (2010), trata-te de mais um trabalho do realizador Antoine Fuqua, mais conhecido pela sua grande (e única) obra-prima, Training Day (2001). Desde o lançamento desse filme épico em 2001, que olho para Fuqua com alguma admiração... admiração essa que cedo se desvaneceu, apenas sobrevivendo o respeito que lhe mantenho por esse seu grande filme... contudo, não perdi esperança e atempadamente aguardo o dia em que nos apresente outro projecto que carregue todo o esplendor que Training Day nos trouxe na altura e que ainda perdura!

Achei mesmo que esse dia viria com Brooklyn's Finest. É um policial que parecia manter o mesmo registo sério e escuro da vida dos criminosos e defensores da lei, desta nas ruas de Nova-Iorque. O elenco é forte, sendo naturalmente um ponto-chave do filme. Richard Gere, Ethan Hawke, Don Cheadle e Wesley Snipes... Quatro bons actores que se unificam através de três histórias, que decorrem de forma paralela, tendo obviamente uma ligação que com o decorrer da acção torna-se cada vez mais forte!
Saliento dos quatro actores mencionados, o Wesley Snipes. Não que se tenham evidenciado mais que os outros pela sua prestação, mas pelo simples facto que este é o seu regresso à grande tela depois de uma longa ausência por diversos problemas de ordem pessoal (que inevitavelmente acabam sempre por entrar em conflito com a sua vida profissional). Snipes, que já desempenhou variadíssimos papeis, fosse para representar herói ou vilão, em filmes dramáticos, cómicos ou de acção, é alguém que gosto de ver a trabalhar! Como tal, não podia perder esta oportunidade de o ver de regresso ao meio onde pertence! Isto para dizer que ainda não tinha começado a ver o filme e já partia com "pontos a favor"! O filme lá deu inicio, as personagens iam sendo apresentadas e exploradas, a linha narrativa ia decorrendo e eu estava entretido... mas não estava maravilhado! Longe disso! Eventualmente fui-me apercebendo que na tentativa de fazerem um filme invulgar, fizeram exactamente o aposto! Procurei ser flexível com o argumento e realização, tendo como principal incentivo o nível de representação que estava a testemunhar... mas quem estava eu a enganar? Não estava especialmente encantado (de forma alguma posso dizer que tenha sido mau... but i have seen better days). Talvez um pouco duro com Brooklyn's Finest (admito que talvez de frustrado esteja a "descarregar") quero apelar que vejam o filme e tirem as vossas conclusões... nem que seja para ver estes quatro belíssimos actores contracenarem juntos! E se gostam do Wesley Snipes, então aí é obrigatório! Atentem neste último comentário... o filme é... vá... entre o razoável/bom... mas não era o que eu esperava! Ou melhor... não era ... o que eu queria!


O segundo filme, vi ontem no cinema. The Other Guys (2010), é uma comédia realizada por Adam McKay que volta a reunir-se com Will Ferrel depois de já terem colaborado por três vezes (Anchorman, Talladega Nights e Step Brothers). Além de Ferrel contamos ainda com Mark Wahlberg num filme que relata a história de dois policias completamente ofuscados por uma dupla de agentes que mais parecem vedetas de Hollywood! Dwayne "The Rock" Johnson e Samuel L. Jackson são essa dupla respectivamente, que têm uma breve, mas importante participação no filme. São eles que marcam o padrão pelo qual todos os agentes da autoridade se regem. São o exemplo a seguir! Mas isto, de uma forma satirizada! Completamente "bazófias", estas personagens que dominam o ambiente por onde passeiam e onde são sempre o centro das atenções, ilustram o estereotipo típico de policias heróis nos filmes de acção feitos ainda hoje! Salvam sempre o dia, safam-se sempre de situações impossíveis (explosões, tiros à queima-roupa, enfim... tudo o que seja considerado "morte certa"), "sacam" as mulheres mais giras (para não usar outro termo) e ainda têm tempo para serem alvo de homenagens sentidas por parte da cidade, que sofra ou não prejuízos, venera-os!
A personagem de Ferrel está bastante acomodada ao "trabalho de secretária" enquanto Wahlberg anseia pelo seu regresso às ruas, que não acontece por falta de iniciativa do seu parceiro, mas também por um incidente que basicamente o confinou a aquela esquadra. Eventualmente com o afastamento dos policias superstars, abre-se uma vaga para os novos heróis da cidade e como seria de esperar os "outros" (como são intitulados) acabam por a preencher.

Com diálogos hilariantes, algumas cenas surreais e uma boa química entre os protagonistas... temos em The Other Guys uma comédia que acerta na forma como satiriza os buddy cop movies, que hoje em dia já goza do seu próprio genre no cinema.

Recomendo! Certamente fará o serão dos apreciadores do género!




Nenhum comentário: