Sunday, April 04, 2010

Away We Go (2009)


Não percebo como é que este filme só agora chega às nossas salas de cinema! 
Eu já o vi e comentei (em tempos noutro blog) à bastante tempo, mas sabendo que só agora é que muitas pessoas tomaram conhecimento do filme, ressalvo aqui a minha nova oportunidade (desta, noutro espaço) para recomendar esta fabulosa longa-metragem de Sam Mendes. Com um elenco de se "tirar o chapéu", uma banda sonora folk muito interessante (contrastando com as habituais soundtracks dos filmes de Mendes, onde temos o compositor Thomas Newman), diálogos hilariantes e personagens distintas que oferecem diferentes perspectivas ao "caminho a seguir" pelo casal protagonista... temos em Away We Go um dos meus filmes favoritos de 2009 (a lista está ligeiramente desactualizada, mas é certo que este filme mantém-se como uma das minhas escolhas). Embora desfasado de outros trabalhos de Mendes, como American Beauty (1999), Road To Perdition (2002) ou Revolutionary Road (2008), onde predomina uma realidade social pesada ou temas mais escuros, temos aqui a prova de que mesmo um filme "paradoxal" ao estilo de Mendes, acaba por cumprir com excelência. É um projecto pequeno, independente, pessoal... todo ele notório no seu estilo leve e divertido. Recomendo vivamente!

2 comments:

Mi said...

Vi o trailer do filme pela primeira vez há uns dias, despertou-me a curiosidade para o ver precisamente por ser um pouco distinto do estilo a que estou habituada do Sam Mendes.
kiss

Duarte Mendonça said...

Não percas este filme! Muito bem escrito, bem representado e com uma elaboração de personagens brutais. Os casais com que os protagonistas se deparam ao longo do filme são "surreais"! Acho também que têm uma belíssima mensagem!