sexta-feira, abril 23, 2010

Entourage - da 1º à 6º season


Ontem acabei de ver a 6º Season de Entourage, época esta que parece ter sido mais curta que as anteriores, o que é uma pena pois estava a seguir com bastante interesse. Mas talvez tenha sido pelo melhor... mais vale acabar no topo do que "esticar a corda" desnecessariamente, causando assim um declínio natural na qualidade do programa.

Depois de visto o último episódio, onde posso afirmar que teve dos desfechos mais hilariantes vistos na televisão nos últimos tempos, foi inevitável traçar algumas comparações entre o "produto" inicial e o final. Constato que quando comecei a ver Entourage, o fazia por duas personagens em concreto:  Johnny Drama, o irmão de Vince (o protagonista) e Ari Gold, o agente ganancioso. Na minha óptica, ambos carregavam às costas um programa onde todos os outros intervenientes eram irrelevantes. A começar pelo protagonista a quem se exigia mais algum carisma, passando pelo melhor amigo Eric (a.k.a E) que parecia um pouco deslocado e finalizando com Turtle, personagem esta que não apreciava rigorosamente nada. Não fazia qualquer sentido ter um leque de cinco personagens onde mais de metade não me parecia cativar, contudo, tal afirmação apenas servirá como maior elogio aos actores Kevin Dillon (irmão do Matt) e Jeremy Piven, porque de facto tornaram-se uma razão muito forte para eu ser um espectador assíduo da série.
Fora do mundo das personagens e os seus desempenhos, a história base embora interessante, era muito mal explorada. A abordagem era completamente banal e fútil. Tentaram durante inúmeros episódios dar conhecimento do dia-a-dia hollywoodesco de uma jovem celebridade em ascensão, mas mais parecia um mau programa do canal E! Entertainment. Valiam os cameos sistemáticos, que embora acrescentando à série, mesmo assim sabiam a pouco. Apesar de ser sempre divertido ver no ecrã figuras conhecidas com pequenas participações (muitas delas a satirizarem a própria pessoa) ficou assente que estas aparições operavam de forma discreta. Contudo, uma coisa denotei ao longo das seasons. Passou a existir um maior equilíbrio de qualidade... o enredo ganhava outra fluidez, as personagens tornaram-se mais interessantes e likeable, e mesmo os convidados pareciam ganhar outra "forma", no sentido em que lhes era dado maior tempo de antena, consequentemente passando a existir maior interacção com "Vince e companhia". Muito à semelhança do que víamos acontecer na série Extras, de Ricky Gervais, temos a fabricação de uma super sátira ao meio da televisão/cinema, atribuindo por vezes características exacerbadas à postura/atitude dos cameos como forma de, numa maneira divertida, se ridicularizarem. Por mais que tenhamos uma determinada celebridade se fazer passar por um perfeito idiota, é louvável a disponibilidade de tal pessoa por brincadeira (e certamente por um cheque chorudo também) alinhar neste tipo de iniciativas. A meu ver, só os favorece porque demonstra logo um à vontade com a sua imagem e acima de tudo revela sentido de humor (este assunto só por si poderia iniciar uma conversa sobre o questões relativas ao que artistas fazem pelo dinheiro/imagem em prol da acção - digamos - genuína).
Olho agora para esta sexta época de Entourage, vejo Drama e Ari perder alguma dinâmica mas não o suficiente para que deixe de ser espectacular vê-los em cena. Além do mais, felizmente (e como mencionei anteriormente) o equilíbrio é providenciado pelas outras personagens principais, socorridas pelas personagens secundárias e convidados. A história joga pelo seguro, sem grandes tramas, mas com "cabeça, tronco e membros"... apelam ao ligeiro e divertido, sem levantar questões ligadas a um fórum emocional mais escuro... basically... here we have good times!


SPOILER ALERT
O vídeo que se segue contém imagens do final da sexta season (já mesmo depois dos créditos)! 

Consiste num momento memorável protagonizado por Matt Damon, no qual me ri durante horas. 
Aconselho vivamente aos que não viram a season para ignorarem este excerto, porque não estão contextualizados com a acção da série.

Aqueles que já viram... sabem bem que vale a pena ver outra vez ! 

Os que se estão nas tintas para Entourage... fica ao vosso critério... Matt Damon está formidável e revela um excelente sentido de humor. Ele, que durante o episódio todo massacrou Vince para doar dinheiro para caridade, têm aqui uma cena explosiva ao telefone. Hilarious!

Nenhum comentário: